terça-feira, 30 de novembro de 2010

macarrão com abobrinha

essa receitinha inventei hoje! Mas com certeza tem a aprovação da dona Jane...

1/2 pacote de tagliarini fresco
água para cozinhar a massa
400g de abobrinhas cortadas em tiras ou cubinhos
alho poró cortado em tirinhas finas
1 cubo de caldo de legumes
4 colheres de óleo
cebola e alho à gosto
pimenta do reino à gosto
sal à gosto
queijo ralado à gosto
cebolinha à gosto

refogue a abobrinha e o alho poró com 1 cubo de caldo de legumes em óleo, alho e cebola e reserve. Ferva a água e coloque sal, espere a fervura levantar novamente e coloque a massa para cozinhar. Quando cozida, reserve a massa e numa panela aqueça a abobrinha com uma colher de óleo, junte a massa, a pimenta e por último a cebolinha (abafe a panela com uma tampa). Sirva com queijo ralado.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

madalena

adoro quando a dona Jane faz esse prato, o que acontece sempre que ligo carente pedindo colinho e dizendo que quero jantar!

massa
1 1/2kg de batata cozida e amassada
1 lata de creme de leite sem soro
100g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de margarina

recheio
1 kg de carne moída refogada à sua moda
azeitonas verdes

unte a assadeira com margarina e farinha de rosca. Faça uma camada com a metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante. Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos antes de servir.

fim de semana na casa da mama

enquanto estou aqui no colinho da minha mama aproveito para escrever um pouquinho sobre mais um dos motivos de criar e manter esse blog: a mania que nossas mães e avós tem de escrever nos livros de receitas coisas que só elas mesmas entendem. Explico: pode reparar que tem sempre um "dedinho de sal", um "punhado de cheiro verde", uma "medida de água". Gente, para nós, garotas do século 21, esse tipo de anotação é ter-rí-vel!! Não conheço (e duvido encontrar) uma amiga mortal como eu que entenda uma receita escrita desse jeito! Quando começamos (minha mãe e eu) a conversar sobre as receitas que iriam caber nesse blog, invariavelmente eu fazia a pergunta fatídica: "mas quanto tempo no forno?", ou "é uma colher de chá ou de café?", pra ela me responder um simples "ah, o quanto precisar" ou um "pode ser", como se isso fosse resolver todo o mistério fabuloso que é a sua cozinha!! E os molhos de gosto indescritível? Ela alega que é uma sopa de cebola (de saquinho!) dissolvida, mas vá lá em casa vê-la cozinhar: é um monte de pitadinhas de mil coisinhas que deixam aquele gostinho inconfundível, com o aroma mais delicioso de todos: o da comida da minha mãe. E não adianta - ela até pode te contar tim-tim por tim-tim o que tem lá naquela panela fumegante, mas você vai esquecer, ou vai errar a ordem, ou alguma coisa vai acontecer que não vai ficar assim, igualzinho igualzinho ao dela! É isso mesmo, sou mega fã, puxa-saco, o que vocês quiserem, da minha mama. Mas vou lhes garantir: não há ser humano nesse mundo que prove a comida dela e deixe de concordar comigo! Um beijo com carinho, vão já pras barras das saias das suas mamas e peçam pra ela aquele docinho, aquela comidinha que só ela sabe fazer!

falando em salada de berinjela...

minha mãe fez especialmente para o churrasco deste final de semana uma bela salada de berinjela, que mais adocicada e com sete diferentes pimentas é uma tradicional salada árabe! A receita já foi sugestão de diferentes ocasiões, mas gostaria de aproveitar para ressaltar o valor nutricional da berinjela, que ajuda a aplacar a fome de churrasco e segura as medidas!

nativa da Índia, a berinjela é rica em vitaminas A, B1, C, riboflavina e niacina. É boa fonte de fibras, potássio, manganês, cobre e ácido fólico. Além de vitaminas e minerais, também contém fitonutrientes importantes com atividades antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as membranas celulares, mantendo-as íntegras. Pobre em calorias, tem apenas 26 a cada 100g! Enjoy!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

salada de berinjela

3 berinjelas grandes picadas
4 cebolas grandes picadas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
1 xícara de azeite
2 xícaras de vinagre
sal a gosto
orégano a gosto
1 xícara de azeitonas verdes
100 gr de uvas passas brancas sem caroço

junte todos os ingredientes numa assadeira,coloque os temperos por cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos, até murchar. Retire a assadeira do forno e mexa com cuidado, espalhando o tempero, e volte ao forno por mais 30 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira antes de servir.

domingo, 3 de outubro de 2010

aniversário da dona Jane

todo aniversário da dona Jane é uma delícia!! Para comemorar, vamos mostrar a receita do bolo pão-de-mel em breve. Preparem-se!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

pimentinha da vovó

essa é a receita da nossa família, portanto, muito cuidado ao prepará-la e propagá-la por aí. O ingrediente especial que a Dona Dirce (sim, esta é da vovó) usa é secreto, mas eu sei que todos vão entender, né?

1 litro de vinagre
1 maço de cheiro verde
1 lata pequena de extrato de tomate
8 cravos-da-índia
3 folhas de louro
2 cebolas
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 noz moscada pequena
½ colher de sopa de sal
2 pimentões vermelhos
12 pimentas vermelhas dedo-de-moça


Pique o cheiro verde, a cebola, os dentes de alho, os pimentões e as pimentas e coloque-os no liquidificador com os demais ingredientes. Bata até virar um molho e reserve em potes na sua geladeira, lembrando de retirá-los para consumo um pouco antes de servir a feijoada, o virado à paulista, e os quitutes que você mais gostar! Enjoy!

domingo, 29 de agosto de 2010

batatas ao azeite e alecrim

essa é minha, não é da dona Jane. Mas pode apostar para acompanhar o churrasco do domingo, ou aquela carne especial que só você faz.

1kg de batata bolinha (aquela tradicional de churrasco)
200ml de azeite extra virgem
sal grosso e alecrim à gosto

Lave as batatas em água corrente com uma escovinha e deixe secar.Numa assadeira antiaderente,coloque as batatas, regue com o azeite e adicione o sal grosso e o alecrim. Cubra a assadeira com papel laminado e leve ao forno de 200º por aproximadamente 40 minutos.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

bolo pudim

para o bolo:
250 gr de margarina
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
3 gemas
1 colher de fermento
1/2 xícara de chocolate em pó

na batedeira, misture as gemas, o açúcar e a margarina até virarem uma massa. Vá juntando aos poucos a farinha, e alterne com o leite, o chocolate e o fermento. Coloque essa massa numa forma caramelada com mel (ou xarope de mel).

para o pudim:
4 ovos inteiros
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata de leite condensado) de leite

bata os ingredientes no liquidificador e despeje delicadamente essa mistura sobre a mistura do bolo. Você verá que a massa do pudim ficará na parte de cima, separada da massa do bolo. Leve ao forno (200º) por aproximadamente 30-40 min.

quando o bolo estiver assando, a massa subirá, e o pudim ficará embaixo.

para a cobertura:
1 lata de creme de leite com soro
200 gr de chocolate meio-amargo (ou 6 colheres cheias de chocolate em pó)

derreta o chocolate no fogo, acrescente o creme de leite e despeje sobre o bolo já pronto. Sirva gelado.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

recheio de sardinha para torta

2 latas de sardinhas em conserva
4 tomates picados
1 cebola média picada
1/2 xícara de azeitonas picadas
4 ovos cozidos
orégano, cebolinha, azeite, sal e pimenta para temperar

misture todos os ingredientes e use-os como recheio para tortas.

bolo salgado do Álvaro

chefe de cozinha, Álvaro Rodrigues costuma trazer muitas receitas para os programas de culinária da tv. Minha mãe, que também é Rodrigues e não é boba nem nada, faz essa massa dele para os mais deliciosos recheios!

250ml de leite
3 ovos grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
70gr de cream cheese ou requeijão cremoso
3 colheres de queijo ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento

bata todos os ingredientes (menos a farinha e o fermento) no liquidificador. Despeje essa mistura numa tijela e misture a farinha e o fermento.

numa assadeira untada, despeje metade da massa e coloque o recheio a seguir. Depois, cubra o recheio com 200gr de requeijão cremoso (já na assadeira)e o restante da massa, e salpique queijo ralado com orégano. Esse é o toque especial da dona Jane.

observações: a massa fica mole. No forno, a torta leva aproximadamente 30 minutos para assar.

recheio:

1 peito de frango grande
1 tablete de caldo de galinha
1 folha de louro
1 colher de chá de sal

cozinhe o peito de frango com esses ingredientes e depois desfie-o, refogando-o em seguida com óleo, cebola, tomate picado, orégano, pimenta, cebolinha, coloral, 1 concha do caldo do cozimento do frango e sal a gosto.

sábado, 23 de janeiro de 2010

torta de abobrinha

1/2 kg de abobrinha (italiana ou paulista) picada
2 ovos inteiros
1 lata de molho de tomate pronto
1/2 xícara de queijo ralado
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
1 colher de chá de sal
salsinha e pimenta à gosto

misture todos os ingredientes, despeje-os numa forma e leve para assar por 30 minutos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

batatas alegres

sabe quando você cozinha a batata e ela fica branca, pálida, sem graça? pois é, pra deixar a batata amarelinha, com cara de comercial de tv, cozinhe-a com um pouco de sazon para legumes, verduras e arroz. Dá até pra tirar foto depois!

salpicão

essa receita tem história! um belo dia meu pai perguntou à minha mãe assim: "por que é que o salpicão só vem no natal?", querendo dizer que já fazia muito tempo que ele não provava o salpicão que ela faz. Desse dia em diante, toda vez que tem salpicão em casa, fazemos a mesma pergunta à minha mãe, só pra ela se lembrar de fazer sempre.

1/2 kg de frango ou peito de peru desfiado
1 xícara de salsão picado (somente os talos)
2 maçãs verdes ácidas
3 cenouras raladas
1 cebola ralada
1/2 xícara azeitonas verdes picadas
100g de queijo parmesão
1 lata de creme de leite
1 vidro de maionese (pode-se também utilizar a light ou a de leite)
azeite, sal e orégano à gosto

misture todos os ingredientes e por último acrescente a maionese, o creme de leite, o azeite, o sal e o orégano. Experimente para verificar se o tempero está do seu gosto. Sirva com batata palha.

escondidinho de bacalhau

recheio:
1/2 kg de bacalhau desfiado ou em lascas, já dessalgado
1/2 xícara de azeite
3 dentes de alho
2 cebolas picadas
cheiro verde e louro à gosto

massa:
1 kg de mandioquinha cozida e amassada
1 lata de creme de leite
200g de requeijão cremoso
100g de queijo ralado
sal à gosto

misture todos os ingredientes da massa e divida-a em duas partes, despejando uma das partes num refratário. Cubra a massa com o recheio e despeje o restante da massa por cima. Coloque queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

arroz sem sal

essa é minha: sempre esqueço-me do sal no arroz. Como tenho um namorido muito anjinho, ele não reclama (até diz que prefere), mas dá pra tentar salvar o arroz, mesmo que já pronto na panela, da falta de sal: coloque o sal num copo com água (pouca, se o arroz já estiver quase pronto), e despeje-o sobre o arroz, deixando cozinhar por mais alguns minutos. Se o arroz ainda não estiver completamente seco, sorte sua! é mais garantido que o sal penetre em todas as partes do arroz que está na panela.

em tempo: colocar o sal no tempero é mais fácil - você não corre o risco de esquecê-lo. No entanto, você perderá a chance de testar o seu paladar e o dos seus convidados.

lombo de natal

1 lombo de porco de aproximadamente 2kg

abra o lombo como uma manta (cortando-o com a faca até abrir para poder enrolá-lo como um rocambole), e deixe-o marinando no tempero de alho, cebola, louro, sal, pimenta do reino branca, 1 xícara de vinho branco, 1 limão e 5 cravos da Índia durante pelo menos 3 horas

recheio:
150g de bacon frito (frite e escorra o óleo antes de misturar no recheio)
2 tomates picados sem sementes
150g castanha do Pará picada
1 xícara de farinha de rosca
1 cebola picada
1 caldo de legumes esfarelado
2 colheres de sopa de margarina
pimenta do reino branca à gosto

misture todos os ingredientes do recheio e coloque essa mistura dentro do lombo, enrolando-o como se estivesse fazendo um rocambole. Amarre o lombo com barbante, regue-o com um pouco de óleo e leve-o ao forno durante 2h30 em fogo médio.